O que a CEB faz?
Você sabe quais são as atribuições da Coordenadoria de Educação Básica da UFSC?
A CEB é uma coordenadoria ligada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica e foi uma proposta incorporada pelo plano de gestão de Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos (2022), antes mesmo da chapa assumir a administração da universidade.
A proposta surge da comunidade escolar de educação básica (Colégio Aplicação – CA e Núcleo de Desenvolvimento Infantil), abrangendo servidores técnico-administrativos e docentes, que perceberam a necessidade da formulação e implementação de uma política voltada à educação básica. Além disso é pauta dos profissionais a revisão de normativas já defasadas pelo tempo, que regem o trabalho e funcionamento das instituições.
As atribuições consideradas para a coordenadoria são:
- Operar como instância de articulação de políticas relacionadas ao Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC com a Administração Central.
- Coordenar as ações inerentes à política de educação básica no âmbito da UFSC, zelando pelo cumprimento das normas pertinentes.
- Promover o diálogo entre a Administração Central e as subunidades que trabalham com educação básica no âmbito da UFSC.
- Coordenar a revisão dos normativos institucionais que regem a educação básica, bem como articular a criação de outras normatizações não existentes, de acordo com a necessidade da área.
- Desenvolver ações de apoio à formulação, reformulação, implantação e gestão dos projetos pedagógicos e currículos das unidades da educação básica da UFSC.
- Desenvolver uma política institucional de fortalecimento dos estágios supervisionados obrigados e não-obrigatórios no âmbito do CA e do NDI, em parceria com o DIP e os cursos de licenciatura.
- Fomentar, em conjunto com a PROPESQ e a PROEX, o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão de maneira isonômica aos servidores docentes e técnico-administrativos da educação básica da UFSC.
- Desenvolver ações de suporte a outros órgãos da PROGRAD – DEN, DIP, CRAD, CPAC – em processos que envolvam a educação básica.
- Propor instrumentos para elaboração e atualização periódica de planos de desenvolvimento de educação básica.
- Atuar na coordenação dos programas propostos pelo Ministério da Educação (MEC) dirigidos à educação básica;
- Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pelo(a) pró-reitor(a).